CONFERÊNCIA CMDCA

Publicado em 26/10/2018 às 16:51 - Atualizado em 26/10/2018 às 16:51

O município de Barra Bonita sediou a IV Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente no dia 18 de outubro tendo como tema central "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". No evento se fizeram presentes representantes da câmara de vereadores, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Secretaria da Assistência Social, Secretaria da Educação, crianças, adolescentes, pais e Orientares Sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), participantes dos grupos de Proteção e  Atenção Integral a Família (PAIF), Grêmio Estudantil e demais interessados da comunidade.

Na Conferência foram expostos temas vivenciados pelas famílias, especialmente da nossa região, através de uma Peça Teatral, e a partir desses desafios discutiu-se cinco eixos, sendo eles;

Eixo 1 - Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

Eixo 2 - Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

Eixo 3 - Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

Eixo 4 - Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

Eixo 5 - Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes;

Posteriormente houve a escolha de 4 delegados e 4 suplentes que devem representar o Município de Barra Bonita na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente que será realizada em 2019, onde deverão levar as propostas trazidas pelo público, para cada eixo, focando na evolução da Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências no que se refere aos direitos das crianças e adolescentes.

Cerca de 70 pessoas participaram deste evento e o avaliaram como ”Ótimo", pois puderam expor suas ideias e idealizar ações para as crianças e adolescentes do município.