Saúde
Secretaria Municipal de Saúde de Barra Bonita realiza ações de prevenção no Novembro Azul.

Publicado em 30/11/2018 às 13:12 - Atualizado em 30/11/2018 às 13:12

O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a Saúde do Homem. Na maioria das vezes, ele não vai ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, vai por insistência da esposa ou dos filhos. É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial.

Recomenda-se que o processo de triagem seja iniciado acima dos 50 anos. Porém, aqueles que têm um histórico familiar em parentes de 1º grau, devem procurar um pouco mais cedo, após os 40 anos.

No intuito de um diagnostico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Bonita desenvolve a VIII Campanha da Saúde do Homem realizou coleta de sangue para avaliar o nível Antígeno prostático específico – PSA. Foram realizadas as coletas nas Comunidades da Linha 13 de Maio, Linha Águas do Araçá e na Unidade de Saúde Central, com a participação de 259 homens.

Conforme a Enfermeira Mara Rúbia Casanova, através dessas ações estamos visando quebrar barreiras que distanciem os homens de consultas periódicas ao médico e exames freqüentes, sobretudo porque entendemos que os homens precisam desconstruir estes paradigmas, e começar a entender que a prevenção é o maior aliado da saúde, bem como compreender que se for detectado precocemente o câncer tem mais chances de ser curado e com procedimentos menos invasivos.

Segundo a Enfermeira Mara Rúbia neste ano a equipe pensou na saúde do homem de forma abrangente, trazendo Palestrante Dr Gustavo Poletto para conscientizar a população sobre Câncer de Pele. A Palestra aconteceu no Centro de Múltiplo Uso no dia 23 de novembro de 2018 com a participação de aproximadamente 90 pessoas. Após a palestra teve entrega de brinde, um Protetor Solar aos participantes.