Educação
Munícipes participam de curso gratuito sobre Boas Práticas na Manipulação de alimentos

Publicado em 20/12/2019 às 08:32 - Atualizado em 20/12/2019 às 08:37

Aconteceu nos dias 14 e 21 de novembro o Curso de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, promovido pela Prefeitura Municipal através da Vigilância Sanitária e Setor de Alimentação Escolar, com o apoio da Secretaria de Educação.

O curso foi realizado pelo Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) Câmpus São Miguel do Oeste. A oficina ministrada pela professora Doutora em Ciências de alimentos Danielle Cristina Barreto Honorato, com cerca de 25 participantes, abordou assuntos como higienização das mãos, o que é proibido quando manusear o alimento, tipos de contaminações, a importância dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual, entre outras abordagens.

Tamara Cristina Melz, Nutricionista do SAE, destacou que o perfil dos participantes é cada vez mais diversificado, tendo em vista que as exigências da vigilância sanitária estão aumentando em diversos setores.“O que chama atenção dos participantes é como evitar que o alimento seja contaminado e o curso mostrou na prática como isso funciona. Assim eles puderam assimilar melhor”, explicou.

Lembrando que o curso foi gratuito e atendeu a toda a comunidade, merendeiras e demais pessoas que manipulam alimentos. De acordo com a fiscal sanitária Simone Wingert, a capacitação é importante para todos que possuem contato com alimentos e, também, dá direito ao certificado, sendo um documento exigido pelo setor de Vigilância Sanitária do município e deve ser renovado todo ano.

A Prefeitura Municipal através da Vigilância Sanitária, juntamente com o Setor de Alimentação Escolar agradecem a todos os participantes e desejam êxito no aperfeiçoamento de seus trabalhos através dos conhecimentos adquiridos durante o curso.