Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


SETEMBRO AMARELO

Publicado em 03/09/2021 às 15:50 - Atualizado em 03/09/2021 às 15:50

Cuidar de nossa saúde mental com a mesma preocupação e atenção que cuidamos de nossa saúde física é essencial. A Campanha Setembro Amarelo visa a conscientização da população ao redor do tema “suicídio”, prática geralmente associada a depressão. No município de Barra Bonita, os índices de suicídios registrados nos últimos anos preocupam. Com pouco mais de 1.600 habitantes, o município registrou nos últimos quatro anos pelo menos cinco casos de suicídios, sendo dois deles cometidos em 2020.

A secretária de Saúde, Aurélia dos Santos, salienta que a pandemia do Coronavírus teve ação direta no isolamento e adoecimento psicológico de muitas pessoas do ano passado para cá. O afastamento do convívio social com amigos e família provocou, em alguns casos, o agravamento de quadros de ansiedade ou depressão, fato que merece atenção. Conforme a secretária, o município conta com uma rede de apoio com profissionais capacitados e prontos para atender a qualquer pessoa que sentir a necessidade de conversar ou precisar de ajuda.

“Nosso município, pelo número populacional, tem um índice bem preocupante de suicídio e de tentativas e, além disso, observamos um aumento significativo nos últimos anos. Estamos trabalhando para divulgar para os munícipes que estejam passando por algum problema emocional, que estejam com alguma dificuldade e que, inclusive, devido a pandemia que estão mais isolados, que procurem. As equipes estão preparadas para atender. Temos psicólogos e enfermeiras que podem auxiliar”, menciona.

Durante todo o mês, as Secretarias de Saúde e de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) atuarão em parceria na divulgação de material informativo alusivo à campanha Setembro Amarelo. A divulgação ocorrerá através dos agentes de saúde que trabalham próximos às famílias. Ainda, está na programação da campanha no município, uma palestra com Abel Petter, psicólogo pós-graduado em prevenção/posvenção do suicídio e perito criminal. A palestra será realizada no dia 29 de setembro, em local a ser divulgado.